Skip to content

Integração saudável de aspectos emocionais e objetivos no empreendedorismo

by em Março 26, 2012

Como empreendedores podem integrar de forma saudável seus aspectos emocionais e seus aspectos objetivos no planejamento do seu negócio?

Esta foi a questão que permeou a participação do Projeto Empreenda no Idéias na Laje  durante a semana passada.

Apesar deste ser um assunto corriqueiro aqui no nosso blog e nos workshops que realizamos, este questionamento gerou um movimento tímido dos participantes do Idéias na Laje… apenas três membros do grupo ousaram compartilhar publicamente suas opiniões sobre esta provocação nada usual!

  • Auto-consciência, pra começar. Depois perceber que cuidar de si potencializa o negócio. A alimentação e o esporte, por exemplo, fazem maravilhas pelo rendimento no trabalho. Aliás, um atleta de elite se prepara para as competições, com treino, sono, alimentação. Um executivo está sempre competindo, mas se prepara como?” – este é um questionamento excelente da nutricionista Marcia Daskal, que reforça a importância de percepção.
  • Desta vez a Marta Imbelissieri recomenda a leitura do livro “O Fator Ego” de David Marcun e Steven Smith, como forma de conscientização sobre a importância de se colocar em pauta de forma séria esta questão. Há alguns meses atrás, quando lancei esta mesma provocação em um outro grupo que ambas participamos, a Marta respondeu com a seguinte frase, que tomo a liberdade de novamente fazer referência: “Acredito que a forma mais saudável no planejamento do seu negócio é perseverar, mas sendo uma pessoa inteira. Para isso a receita é estar disposto a aprender sempre. Há potenciais gênios espalhados por aí desistindo de suas idéias empreendedoras por pura ansiedade. Uma das razões dessa ansiedade é a crença – muitas vezes inconsciente – de que devemos separar nosso lado racional do emocional para atingirmos objetividade no negócio que queremos iniciar.
  • O Sérgio Luis Seloti (que participou ativamente na discussão da semana passada, e que pesquisa sobre como se forma o significado do negócio para empreendedores digitais), se questiona o que leva “empreendendores em série”, a abandonar seus negócios sempre que chegam ao sucesso…  “Muitas vezes se satisfazem com o desafio de realizar.” – diz ele.

Curioso notar que, de uma forma ou de outra, todos três já dialogam com este questionamento há bastante tempo.

O que me leva a pensar: se o assunto deste artigo fosse “aprendizado de idiomas”, provavelmente poucos questionariam a importância de praticar o diálogo para se tornar fluente no idioma escolhido… Apesar de muitos, por medo de errar e de se expor, evitam falar em público o novo idioma que estão aprendendo, e, portanto, não praticam o suficiente para tornarem-se fluentes – permanecendo presos neste dilema.

Não será exatamente este o caso, ao se tratar do “idioma emocional” que influencia constantemente no processo de empreender?

Nosso objetivo aqui no blog é ampliar o alcance desta discussão, incluindo todos nesta construção coletiva!

Então, diante disto, lanço um desafio aos participantes do Idéias na Laje (e todos os demais leitores do blog): como romper a barreira de dialogar abertamente a respeito desta importante questão que atravessa todos nós?

Como empreendedores podem integrar de forma saudável seus aspectos emocionais e seus aspectos objetivos no planejamento do seu negócio?

Alguns exemplos saudáveis de como transformar a explosão hormonal da gravidez em formas de empreender talvez sirva de inspiração para quebrar esta barreira!

Cuide-se!

Débora Andrade

Psicanalista

From → Insights

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: