Skip to content

Concorrência, um novo entendimento

by em Março 16, 2012

A primeira semana de colaboração do Projeto Empreenda no Ideias na Laje chega ao fim! Cheia de medo, sem saber como conversar com vocês, gostei muito do retorno que tive (ao menos no começo, rsrsrsrs) na discussão sobre concorrência.

Eu esperava que caíssemos no lugar comum da concorrência predatória, da concorrência que prejudica, da concorrência que precisa ser “eliminada”, mas vocês estão antenados em um outro jeito de fazer negócios, colaborativo, criativo, em rede. O pessoal do Ideias na Laje mostrou que já sabe que existe lugar ao sol para todo mundo e o que é preciso é encontrar seu espaço, seu nicho sem preocupação exclusiva com a concorrência mas com foco no cliente e suas necessidades.

Para quem não acompanhou a semana, segue o resumo: a pergunta era ‘um concorrente é necessariamente uma coisa ruim?’.

Sergio Luis Seloti, que estuda aliança entre concorrentes, disse que não é necessariamente ruim. E acrescentou a dica do livro Co-opetição, do Nalebuff e Brandenburger que fala da aplicações de teoria dos jogos à Estratégia. Newton Alexandria acha importante a presença dos concorrentes para benchmark, além de parcerias e alianças. Elisa Vitelbo Ilges lembrou que em segmentos ainda não consolidados, inovadores, a presença de concorrentes é importante para a validação do conceito. Jose Aquino é da opinião que concorrente nos ajudam a sair da zona de conforto e Fernando Soares Silva se juntou ao coro com um sonoro ‘NÃO! Concorrentes não são necessariamente prejudiciais!’

Agradeço o Erico da Rocha Nobre por seu exemplo de rede colaborativa “exemplo colaborativo: ABIC e ABICS (associações Indústria Café e Indústria Café Solúvel) – encomendam pesquisas sobra consumidor e promovem o aumento de consumo via campanhas oficiais – todos se beneficiam e podem concorrer no mercado – mas com interesses comuns. Representei uma empresa em encontros durante uns 5 anos, e foi bem positivo.”

Então é isso. Tivemos nesta semana uma amostra do que é o Projeto Empreenda. Construção coletiva de significado das questões relativas ao empreendedorismo. Não trazemos respostas, soluções prontas, até porque acreditamos que elas não existem na maioria dos casos. Mas queremos facilitar o processo de discussão dos problemas e busca pelas soluções. Seremos as provocadoras que trarão semanalmente um tema para vocês e gostaríamos de contar com suas opiniões, experiências, dicas, blogs, posts, filmes, livros, concordâncias, discordâncias e angústias para investigarmos novos caminhos e soluções.

Para uma primeira semana, confesso que tudo isso superou minhas expectativas. Meu muito obrigada! E semana que vem a provocadora é a Débora Andrade!

 

 

From → Insights

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: