Skip to content

Barreiras de entrada

by em Fevereiro 20, 2012

Dentre os muitos temas que foram levantados no encontro do dia 09 de fevereiro no Pto de Contato um deles foi a questão das barreiras de entrada. Débora já tratou o assunto do ponto de vista das “auto-barreiras” que são muitas e frequentes. Mas aqui eu vou falar das barreiras de entrada do ponto de vista do negócio.

A maior parte dos empreendedores tem pequeno capital para investir e busca um negócio onde seja fácil começar. Ou seja, onde inexista (ou exista apenas uma pequena) barreira de entrada. As barreiras de entrada (ou barreiras à entrada) são todo tipo de dificuldades que tornam difícil a entrada de novos concorrentes em um mercado. Alto investimento, licenças governamentais, patentes, dificuldade de acesso aos canais de distribuição e tecnologia, entre outras coisas, dificultam a entrada de novos concorrentes em alguns segmentos bem promissores. Quem não gostaria de ter uma mina de ferrou ou uma refinaria de petróleo? Se existem tão poucas no mercado é porque as barreiras de entrada são realmente desafiadoras.

Para quem começa com pequeno capital e pouca experiência, a tendência é procurar segmentos onde esta barreira não seja um problema. Isso no princípio pode parecer bom mas, assim que vocês estiver minimamente estabelecido, seu problema se tornará os novos entrantes.

Assim, tenha em mente desde o primeiro momento que, sim, inicialmente uma área onde seja fácil começar é bom. Mas é preciso, rapidamente, encontrar diferenciais de atendimento, design, tecnologia, patentes, marcas, relacionamento e outras formas de fazer com quem sua empresa, embora num segmento de fácil concorrência, seja único e não facilmente substituído por qualquer outro que chegue.

From → Insights

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: