Skip to content

(Auto) Barreiras de Entrada

by em Fevereiro 15, 2012

 

Provavelmente em função do nome chamativo deste último workshop, uma mesma angústia volta a ser discutida por este novo grupo, porém com uma roupagem levemente diferente:  “Barreira de Entrada” foi um dos primeiros assuntos recomendados pelo próprio grupo para se transformar em tema de artigo deste blog.

Grupo este, de aproximadamente 45 pessoas que participaram do  workshop “Quero Empreender mas falta coragem!” que eu e a Raquel Marques realizamos na semana passada em parceria com o Pto de Contato.

Dadas as discussões e os diversos insights que rolaram durante o workshop, fiquei pensando em que tipo de “Barreira de Entrada” que o grupo verdadeiramente estava falando… 

Me parece que é uma certa “Auto-Barreira de Entrada” que tanto incomoda muitas pessoas que estão na fase inicial do processo de empreender.

Não apenas neste, mas em outros encontros que proporcionamos pelo Projeto Empreenda, uma das constatações mais comuns dos participantes é que transformar o sonho de empreender em um plano de negócios concreto, apesar de trabalhoso, é extremamente mais simples do que lidar com determinados “medos” de empreender. Medos e receios que neste artigo chamo de “auto-barreiras de entrada” (que sabemos ser auto-imposta pelo próprio futuro-empreendedor).

Falta dinheiro!” diz um, “Não quero me endividar!“,  diz o outro – “Tenho medo de perder dinheiro, e das consequencias disto.” é outra fala comum… “Dinheiro é apenas uma desculpa!” finalmente arremata um quarto participante. 

As diversas questões relacionadas ao dinheiro constituem uma das SUAS “auto-barreiras de entrada” para finalmente iniciar a empreender?  Quais são, em verdade, as suas inquietações mais profundas que se manifestam através do seu discurso relacionado ao mundo financeiro? Talvez a questão mais adequada seja: o que o dinheiro representa para você?

Paralelamente a esta discussão, outros participantes compartilharam com o grupo o receio de “trocar o certo pelo duvidoso” mesclado com um forte “desejo de prever o futuro“.  Quase que em busca de “algo ou alguém” que ofereça garantias, a ponto de se dar o primeiro passo como empreendedor apenas quando se tiver certeza do resultado… 

Não será esta ilusão mais uma das “auto-barreiras de entrada” que impedem você de iniciar o seu próprio negócio?

Quais são as SUAS “auto-barreiras de entrada”?

Dialogando com a questão de como construir segurança interna para perder o medo de empreender, estas e também diversas outras questões sobre as quais conversarmos no workshop, tem em comum um pedido inconsciente de autorização.  

Apesar de estar me referindo aqui ao pedido de autorização interna para romper esta poderosa auto-barreira de entrada no mundo do empreendedorismo, o que percebemos acontecer na prática é que este pedido é manifestado tortuosamente através da busca de respostas, busca de aprovações e de garantias do mundo externo.

De certa forma, um dos nossos objetivos com o Projeto Empreenda é que o conjunto de insights que surgem nos encontros possibilitem uma desconstrução saudável do poder que é atribuído a esta “auto-barreira de entrada”, que ainda mantém tantos futuros-empreendedores apenas sonhando… e não empreendendo.

Lembre-se: somente você mesmo pode se autorizar a empreender! Ninguém mais…

Mas cabe aqui um convite: em vez de querer prever o futuro, que tal inventar e empreender este futuro?

Cuide-se!

Débora Andrade

Psicanalista

From → Insights

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: