Skip to content

A importância de uma prova de conceito

by em Janeiro 23, 2012

Na palestra que eu e Débora Andrade fizemos na última terça-feira o tema foi o medo de empreender. Estas reuniões sempre são abertas, ou seja, não temos um roteiro fixo e uma ideia vai puxando a outra que vai puxando a outra que vai puxando e… assim um monte de insights surgem.

Os presentes foram compartilhando seus medos na hora de começar seus próprio negócio. Era muitas dúvidas, eram muitas questões em aberto, muitos conhecimentos faltando, muitas hipóteses a serem testadas, muitos caminhos possíveis de serem percorridos. E no meio de tanta dúvida, só pode mesmo dar um enorme pânico só de pensar neste sonho.

Como largar um porto insatisfatório mas conhecido por outro que traz tantas promessas mas sem firmeza alguma? Eu só vejo um modo de fazer esta transição de modo mais suave: através das provas de conceito.

Prova de conceito, ou PoC, é algo que aprendi quando trabalhava com desenvolvimento de softwares. Quando a gente queria saber se uma solução era viável em tecnologia, desenvolvia um pequeno programa com as funções fundamentais para o teste e esta era a prova de conceito. A partir disso conseguíamos aferir viabilidade, complexidade, tempo necessário para o desenvolvimento completo, custos envolvidos, perfis necessários, etc.

E é esta ideia, este conceito, que levei para os futuros empreendedores naquela terça-feira. Em vez de virar a chave, ir para o tudo ou nada, brincar de roleta russa com sua vida, porque não começar muito pequeno e testar conceito? Começar a prestação do serviço em casa, iniciar o desenvolvimento do portal durante as horas vagas, vender os produto de porta em porta ou para amigos, são excelentes oportunidades para aferir seu plano de negócio.

O papel aceita tudo, como dizem todos os dias. Então que tal produzir sua ideia em pequena escola e testar receptividade, perfil do público, preço, preferências, dificuldades, etc etc.

Da próxima vez que o medo te imobilizar, comece tudo de novo. Repense a ideia e transforme-a em algo muito simples que possa ser feito com pouco investimento e no seu tempo livre. Algo que te traga informações e aprendizados que serão úteis para o aprofundamento do plano de negócios e na tomada de decisão consciente.

From → Insights

One Comment
  1. boa dica, o de testar com algo simples para depois ir para uma etapa mais complexa, eu tb desenvolvia software mas nunca fiz isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: