Skip to content

É tudo ou nada?

by em Dezembro 4, 2011

Num de nossos encontros do Projeto Empreenda conheci um rapaz que teve uma excelente ideia de negócio. Inovador, com um bom mercado, escalável.

Ele me conta que quando visualizou a necessidade foi logo buscando a maior empresa no ramo no Brasil para trabalhar em parceria. O projeto foi aceito e fizeram um piloto. Para o tamanho da empresa parceira e suas expectativas de retorno, o projeto pareceu pouco interessante e foi descontinuado em algum tempo.

Passados mais de cinco anos ele ainda fala deste projeto. Conforma-se com o fato de nenhuma outra empresa ter se estabelecido no segmento que ele tinha identificado, como se isso desse a garantia de que não se tratou de uma incompetência dele. Culpa a imaturidade do mercado, incapaz de absorver tão maravilhoso serviço.

Conversando mais com ele nos pareceu que o serviço era extremamente viável. Questionávamos qual teria sido o problema de execução, pois a ideia fazia todo sentido. Neste instante brincamos de recomeçar o trabalho, em parceria, de uma forma bem caseira. Então ele deu um pulo para trás:

– Pequeno, não!

Foi a informação que faltava para entendermos as motivações para a descontinuidade do projeto. Tanto para ele quanto para o sócio escolhido, o empreendimento já precisava começar grande, gigante, como referência nacional. Ele não aceitava a hipótese de começar o serviço em um ambiente restrito, num nicho, para testar conceito e crescer organicamente. Ou tudo, ou nada!

E isso deste então isso ficou martelando na minha cabeça: até que pontos nossos projetos são inviáveis por suas características intrínsecas ou pela nossa expectativa de crescimento rápido?

From → Insights

One Comment
  1. Carlos Jordaky permalink

    Acredito que essa pessoa ainda precisa perder algumas coisas, ter mais experiencia, para poder desenvolver algo devemos pensar grande a longo prazo, porém no curto prazo o importante e amadurecer a ideia e ter os pés no chão…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: